Por que adotar o processo de coaching ou mentoring em sua empresa?
- Ana Paula Schmitz
- 27 de abr. de 2017
- 2 min de leitura

Desde 1990 a necessidade de mentoring e coaching só tem aumentado.
Para as empresas continuarem competitivas alternativas como downsizing, corte de funcionários, corte de despesas desnecessárias, criação de processos mais inteligentes, redução de erros e desperdícios estão sendo implementados. A eliminação de camadas gerencias e o aumento da carga de trabalho é umas das consequências dessas mudanças, aumentando a carga de trabalho e a complexidade das tarefas.
Nessa nova realidade o nível de estresse aumentou consideravelmente pelo risco de substituição pois a demanda por agregar mais valor às companhias é exigida permanentemente.
Parte da necessidade de programas de mentoring e coaching é aumentar as habilidades de superação dos funcionários de se desempenhar melhor à vista dos tempos atuais de transformação.
Cito abaixo alguns aspectos positivos:
Excelente retorno do investimento:
O processo de coaching leva a maior produtividade e reduz os custos.
Para considerar o retorno sobre o investimento avalie quanto custa o recrutamento e seleção de um novo líder? Quanto custa a ausência de um excelente funcionário? Qual o custo de acelerar o bom desempenho de um novato?
Aperfeiçoamento das atividades de recrutamento e integração
Vincula a pessoa aos seus valores e aos valores da empresa trazendo comprometimento e resiliência.
Na integração serve de apoio facilitando a adaptação a cultura da empresa. Pesquisas apontaram um aumento significativo no percentual de retenção quando o processo de coaching faz parte do planejamento de integração.
Administração de conhecimentos, melhor retenção, otimização de recursos e planejamento da sucessão
A retenção nos tempos atuais é cada vez mais desafiadora. Quando as pessoas saem de uma empresa, levam com elas não somente os cargos que ocupavam, mas também um tesouro de informações, recursos de troca e dicas práticas,
A promoção do autoconhecimento, flexibilidade, automotivação, planejamento futuro ofertados em um processo de coaching, capacita a pessoa a aumentar seu potencial encorajando-o a progredir e continuar aprendendo.
Que benefícios um líder ganha ao participar de um processo de coaching.
Ele capacita a delegar.
Ele libera o tempo para algo mais importante.
Ele beneficia minha empresa ao disseminar recursos para os níveis inferiores
Ele motiva alguém a agir, por meio de formador de opinião. Por exemplo, as pessoas que veem alguém sendo motivado também recebem os benefícios dessa motivação e, por sua vez, podem se sentir motivadas.
Sugere a outras pessoas que se superem ao confrontar a pessoa que recebeu coaching antes.
Estimula-as a merecerem a atenção do líder e, assim, melhorar seu desempenho.
"Educar não é encher um balde, mas acender uma lareira." William Butler Yeats.
Fonte: Dominando o Mentoring e o Coaching com Inteligência Emocional de Patrick E. Merleved e Denis C. Bridoux.
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