Como você sabe que alguém tem inteligência emocional?
- Ana Paula Schmitz
- 21 de mar. de 2017
- 3 min de leitura

Inteligência Emocional, já ouviu falar sobre essa nova competência cada vez mais procurada nas organizações?
Como está a sua inteligência Emocional?
No artigo escrito por Marcel Schwantes publicado em 10 de março de 2017, temos uma breve e objetiva explicação de seus benefícios e como reconhecemos que alguém tem inteligência emocional.
Benefícios
Estudos realizados nas últimas três décadas comprovam que pessoas com alto nível de inteligência Emocional são drasticamente mais autoconscientes, trabalham melhor com os outros, são promovidos a um ritmo muito acelerado devido aos excelentes resultados que entregam.
Algumas características de uma pessoa com alto nível de inteligência
Autocontrole
São as pessoas que mantém o controle acima de suas emoções mantendo o ambiente seguro e justo. Nessas situações, o drama é muito baixo e a produtividade é muito alta. Os melhores desempenhos afluem a estas organizações.
O autocontrole, juntamente com a atenção plena, são habilidades ensinadas e treinadas nos líderes para que eles tenham a capacidade de estar presentes, calmos e focados em momentos de estresse elevado. É uma virtude necessária com retribuição a longo prazo.
Auto conhecimento profundo
Muitas vezes é fácil negligenciar nossos próprios sentimentos, nossa saúde, o que nos faz acordar, o que aperta nossos botões e que gatilhos nos desencadeará. O conhecimento profundo é um bom medidor para conquistar a própria felicidade e obter um crescimento incrível.
Respondem em vez de reagir
Falando de gatilhos, é muito comum reagirmos quando confrontados com uma situação emocionalmente carregada ou com um colega de trabalhado ou cliente difícil, ou mesmo quando temos uma desavença com o nosso cônjuge ou filhos.
É bastante humano de nós - ficaremos na defensiva, agiremos com medo de algo que esteja no fundo de nós. Nas pessoas de alta inteligência emocional, uma vez que você começa a lidar com a causa raiz de suas reações negativas, você pode responder com confiança e auto controle.
Quando ativados para reagir, aprendemos com os modelos de alta inteligência emocional que precisamos primeiro refletir sobre o que está pressionando nossos botões (a causa raiz) e escolher uma abordagem de "manter a calma" enquanto processamos nossas emoções para uma resposta mais tática. Isso é o que uma pessoa com alta inteligência emocional faz.
Empatia ( Se colocam no lugar do outro)
As pessoas são atraídas para a empatia, é uma qualidade atraente para ter na construção de relacionamentos bem sucedidos no trabalho. De fato, a pesquisa da DDI provou que a empatia é o principal motor do desempenho organizacional geral. Quem sabia?
A empatia é algo que você pode desenvolver e começa com o pensamento sobre as circunstâncias de outras pessoas, compreendendo suas dores e frustrações e sabendo que essas emoções são tão reais quanto as suas. Isso ajuda você a desenvolver a perspectiva e abre o caminho para ajudar os outros, o que também aumenta seu senso de gratidão.
São os primeiros a buscar uma conciliação após uma discussão.
A tendência para muitos de nós é permitir que o ressentimento tome conta após uma discussão ou mal-entendido e em seguida cortamos a pessoa de nossas vidas até que ele ou ela chegue até nós com um pedido de desculpas. É conveniente.
Mas também é simplesmente estúpido.
Uma pessoa com alto nível de inteligência emocional não deixa seu ego conduzi-la a ponto de perder uma amizade, um relacionamento de família, ou uma conexão grande do trabalho.
Uma vez que a habilidade social é uma das "melhores características" da inteligência emocional, uma pessoa agindo com todas essas características será a primeira a chegar a fazer as pazes, mesmo que isso signifique pedir desculpas em primeiro lugar. Esse ato humilde e corajoso fará maravilhas; A outra pessoa vai suavizar, pedir desculpas também, e permitir-lhe volta para a sua vida.
Acesse Artigo na íntegra.
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